"Mourinho é o treinador certo para salvar o United"

Peter Schmeichel, antigo guarda-redes, elogia Mourinho e diz que a decisão já devia ter sido tomada "há mais tempo". Ainda assim, entende que o estilo do português é difícil de agradar a todos
Publicado a
Atualizado a

Há quem não goste, há quem o critique e há, obviamente, aqueles que adoram José Mourinho. Em qual destes grupos se enquadra Peter Schmeichel?

Gosto muito dele como treinador e nunca escondi essa preferência. Prefiro o seu estilo que, por exemplo, o de Pep Guardiola, embora seja também um grande treinador. Fui jogador e sempre gostei da forma de estar no futebol de treinadores como Mourinho. Nem todos têm a mesma atitude neste mundo, mas eu não me importo com a forma de estar e ser de José Mourinho, apesar de saber que não é um estilo que agrada a todos. O mais importante é ele nunca se sentir acima do clube que representa, como já salientei várias vezes. Não o conheço, mas pelo que sempre fui ouvindo, acredito que Mourinho não se sente maior que o Manchester United.

Para si, então, esta foi a melhor escolha...

Sim, é essa a minha convicção. Era o treinador certo para o Manchester United.

Disse recentemente, ainda antes da contratação ser oficial, que José Mourinho poderia ser o "salvador" do clube...

O Manchester United é um dos melhores clubes do mundo e tem de ter no banco treinadores como José Mourinho. Penso que esta é a opinião de todos os que gostam do Manchester United. Se supostamente ele é o melhor treinador do mundo, como muitos outros também acreditam, é óbvio que é também um dos únicos que pode salvar o Manchester United. Eu acredito nisso, claro.

O alegado interesse em José Mourinho surgiu ainda em 2015, após a saída do Chelsea. Houve "certezas" sobre a sua contratação, depois especulou-se que não iria por não ter o "perfil adequado", e agora, finalmente, chegaram a um acordo. Como viu este longo namoro entre o Manchester United e José Mourinho?

Penso que esta decisão já devia ter sido tomada há muito tempo. Louis Van Gaal já provou que é um grande treinador também, pelo que não era fácil demiti-lo, até porque também recentemente não tinham conseguido acertar na contratação de David Moyes, sobre quem depositavam muitas esperanças, especialmente Alex Ferguson, que o escolheu. Seria sempre a minha escolha, mas também compreendo que não era fácil para o clube nomear José Mourinho como treinador.

Porque diz que não era fácil contratar um treinador como ele?

Em primeiro lugar por tudo o que referi sobre os ex-treinadores. O Manchester United, com Alex Ferguson, habituou-se a ter um treinador durante muitos anos e depois em três épocas teve dois. José Mourinho não era uma contratação fácil para os proprietários do Manchester United, porque fez e disse coisas que podem não adequar-se a um clube histórico como este. Aliás, foi também por esse tipo de coisas que grandes figuras do clube criticaram a possibilidade dele assumir o cargo. Talvez tivesse sido por isso que esta decisão demorou tanto tempo a ser tomada. Mas tenho também a certeza que esta decisão avançou depois de os proprietários ouvirem pessoas como Alex Ferguson ou mesmo Bobby Charlton.

Com, ou sem polémica, José Mourinho é agora o novo treinador do Manchester United. Como antigo jogador do clube está agora mais confiante no sucesso?

Como já disse, foi uma decisão acertada, mas já vem tarde. Estou confiante, mas podia ter sido tomada mais cedo. Provavelmente poderia não ter ganho o campeonato, se tivesse entrado quando se começou a falar da possibilidade de assumir o clube, mal saiu do Chelsea, mas já estaria por dentro da realidade do que é o Manchester United. Agora tem de começar do zero.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt