Serena Williams adia despedida e Tsitsipas eliminado na estreia

Perante uma assistência recorde de 29.402 mil adeptos nas bancadas do Arthur Ashe Stadium, Serena Williams, que celebra o 41.º aniversário dentro de quatro semanas, alcançou a sua 107.ª vitória em Nova Iorque.
Publicado a
Atualizado a

A tenista Serena Williams iniciou o Open dos Estados Unidos, aquele que será o último torneio da carreira, com uma vitória tranquila na ronda inaugural em Nova Iorque, onde o grego Stefanos Tsitsipas, número cinco mundial, foi surpreendentemente eliminado.

Já depois da estreia triunfal do russo e número um do mundo, Daniil Medvedev, na sessão diurna, ainda antes do português Nuno Borges alcançar o seu primeiro triunfo no quadro principal de um 'major', todas as atenções centraram-se no regresso da norte-americana Serena Williams a Flushing Meadows, onde derrotou na madrugada a montenegrina Danka Kovinic em dois 'sets', por duplo 6-3.

Naquele que foi apenas o seu quinto encontro da temporada, a antiga número um mundial e recordista de títulos do Grand Slam, com 23 troféus conquistados, seis deles em Nova Iorque, registou nove ases e 23 'winners' frente à 85.ª classificada no 'ranking' WTA para assegurar a continuidade no quarto e último 'major' da época, ao fim de uma hora e 40 minutos.

Perante uma assistência recorde de 29.402 mil adeptos nas bancadas do Arthur Ashe Stadium, Serena Williams, que celebra o 41.º aniversário dentro de quatro semanas, alcançou a sua 107.ª vitória em Nova Iorque e tornou-se apenas na quarta mulher na 'era Open' a ganhar encontros enquanto adolescente, com mais de 20 anos, 30 e 40, juntando-se a Martina Navratilova, à irmã Venus Williams e Kimiko Date.

Serena Williams utilizou na US Open uns ténis Nike de diamantes e um vestido preto realçado com cristais.

Depois da abertura da sessão noturna com uma versão de "One Moment in Time', entoado pelo coro ucraniano Dumka de Nova Iorque, e do triunfo, a norte-americana marcou duelo na segunda ronda com Anett Kontaveit (2.ª WTA), da Estónia, que superou na estreia a romena Jaqueline Cristian, por 6-3 e 6-0.

A canadiana Leylah Fernandez (14.ª), finalista vencida há um ano, também confirmou o favoritismo ante a francesa Oceane Dodin, pelos parciais de 6-3 e 6-4, enquanto a tunisina Ons Jabeur, número cinco mundial, derrotou a norte-americana Madison Brengle (61.ª), por 7-5 e 6-2, para assegurar a passagem à fase seguinte da prova.

Na competição masculina, a maior surpresa da jornada inaugural recaiu sobre o grego Stefanos Tsitsipas, quinto colocado na hierarquia ATP, eliminado pelo 'qualifier' colombiano Daniel Galán (94.º ATP) em quatro 'sets', com os parciais de 6-0, 6-1, 3-6 e 7-5, em duas horas e 48 minutos.

Tsitsipas, recentemente finalista do Masters 1.000 de Cincinnati, registou apenas 28 'winners' contra 57 erros não forçados, enquanto o adversário, que nunca havia derrotado um jogador do 'top 20' mundial, somou 41 pontos ganhantes face a 36 erros não forçados para agendar encontro com o australiano Jordan Thompson na segunda jornada.

Tal como Tsitsipas, de 24 anos, o norte-americano Taylor Fritz (12.º ATP), campeão de Indian Wells, foi surpreendido pelo compatriota Bradon Holt (303.º), oriundo da fase de qualificação, que assegurou a vitória por 6-7 (3-7), 7-6 (7-1), 6-3 e 6-4.

Já Nick Kyrgios, vice-campeão de Wimbledon, não encontrou grandes dificuldades para afastar o amigo e compatriota Thanasi Kokkinakis (70.º), ao lado de quem venceu o Open da Austrália em pares, e garantir o apuramento para a ronda seguinte, com os parciais de 6-3, 6-4 e 7-6 (7-4).

Mais difícil foi a tarefa do canadiano Félix Auger-Aliassime, número oito mundial, para se impor ao suíço (186.º) Alexander Ritschard em quatro partidas, por 6-3, 6-4, 3-6 e 6-3, e marcar duelo com o britânico Jack Draper (53.º) na segunda ronda do Open dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt