Seleção portuguesa conquista torneio frente à Espanha
Só após o intervalo é que Portugal conseguiu chegar à vantagem, com um ensaio de Duarte Moreira aos 14 minutos, convertido por Pedro Leal. Três minutos depois, os espanhóis reduziram a vantagem com um ensaio de Martin Heredia.
Frederico Sousa elogiou a "atitude e intensidade" que a sua equipa mostrou. "Sabíamos que nos tínhamos de focar no aspeto defensivo e assim foi hoje (sábado). Mostrámos agressividade em termos defensivos, conseguimos várias recuperações de bolas, fizemos grandes placagens e tivemos a atitude e intensidade que ontem (sexta-feira) não demonstrámos", disse o técnico.
O pódio do torneio ficou completo com a França, que venceu a Geórgia (derrotada por Portugal na meia-final) por 24-12. Na quinta e última vaga disponível para o Mundial de sevens, a Escócia derrotou a Itália, por 22-14, e assegurou também presença na competição que vai decorrer em Moscovo, em 2013.
Deste modo, Portugal, Espanha, França, Geórgia e Escócia conseguiram-se qualificar para o campeonato do Mundo através do Algarve Sevens. Inglaterra, País de Gales e Rússia já tinham garantido o apuramento para a competição.