Secretário do Tesouro pediu jato do Governo para a lua-de-mel pela Europa
Steven Mnuchin, o Secretário do Tesouro dos EUA, pediu para utilizar um jato do Governo durante a lua-de-mel pela Europa, no passado mês de agosto, confirmou esta quinta-feira o gabinete do governante.
O ex-banqueiro da Goldman Sachs viajou para a Escócia, França e Itália depois de se casar com a atriz escocesa Louise Linton, em junho.
O porta-voz de Mnuchin defendeu que o avião militar era necessário durante a lua-de-mel, para garantir uma linha segura de comunicação com a Casa Branca, em Washington, adiantando ainda que o pedido foi posteriormente retirado.
"É imperativo que ele tenha acesso a comunicações seguras, e é nossa prática considerar uma ampla gama de opções para garantir que ele dispõe dessas capacidades durante a sua viagem, incluindo o possível uso de aeronaves militares", afirmou o porta-voz, em declarações citadas pela BBC.
Os jatos da administração norte-americana são usados apenas pelo Secretário de Estado ou pelo Secretário de Defesa, porque ambos lidam diretamente com questões de segurança nacional, mas o gabinete de Mnuchin defendeu o pedido do secretário do Tesouro, afirmando que o avião, com um custo de 20 mil euros por hora, era necessário devido à posição de Mnuchin no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
O pedido do responsável do Tesouro foi considerado "desnecessário" após ter sido descoberto outro meio seguro de comunicação, mas acabou por desencadear uma investigação do inspetor-geral do Departamento do Tesouro, uma vez que Mnuchin já tinha usado um avião da Força Aérea dos EUA para voar até Kentucky numa alegada viagem de trabalho que coincidiu com o eclipse solar total naquele estado norte-americano.
[Twitter:908104979759587328]
[Twitter:899806489686179840]
Durante a viagem ao Kentucky, Louise Linton, a mulher do secretário do Tesouro, publicou no Instagram uma fotografia com o marido, na qual ambos desciam de um avião do Governo. Louise identificou as marcas das roupas que usava no momento e, depois de ser fortemente criticada pelos internautas pela ostentação alegadamente paga pelo Estado, respondeu aos comentários com frases como "Acham que isto foi uma viagem pessoal? Adorável!" ou "Acham que o Governo dos Estados Unidos pagou a nossa lua de mel ou viagem pessoal?".
Mais tarde, Louise acabou por pedir desculpa pelos comentários que deixara nas redes sociais.