Secretário de Estado norte-americano faz visita surpresa ao Iraque
Mike Pompeo foi recebido em Bagdade pelo presidente da Câmara dos Deputados, Mohamed al Halbusi, segundo o canal iraquiano, que não acrescentou mais detalhes.
A 26 de dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma visita surpresa ao Iraque para ver as tropas americanas instaladas naquele país, mas, na altura, não se reuniu com as autoridades locais, o que causou grande controvérsia no país.
O primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdelmahdi, disse na altura que tinha sido marcada uma reunião com Donald Trump, mas esta foi cancelada devido a "diferenças de opinião" na organização da reunião e foi substituída por uma conversa telefónica.
No entanto, a Casa Branca garantiu depois que só poderia notificar o governo iraquiano duas horas antes da chegada de Trump ao país por "razões de segurança".
A viagem de Mike Pompeo, que começou na terça-feira na Jordânia, tem visitas programadas ao Egito, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita, Omã e Kuwait.
No início da viagem, Pompeo disse que a retirada das tropas dos EUA da Síria, anunciada por Donald Trump em dezembro, não irá comprometer a ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria na zona fronteiriça com o Iraque.
Mike Pompeo também criticou o Irão e ameaçou "redobrar" a pressão diplomática e económica contra Teerão nas próximas semanas.