Secretária de Estado doTurismo indica desafio para responder a freguesias sobrecarregadas com alojamento local
"Estamos no sítio certo para encontrarmos soluções, com bom senso, encontrar soluções para problemas que existem. O grande desafio é conseguirmos responder, com inteligência, a problemas concretos de meia dúzia de freguesias do país, que têm questões de sobrecarga e às quais temos de responder com mecanismos", disse.
Em resposta ao deputado social-democrata Cristovão Norte sobre o processo legislativo do AL, a governante afirmou estar "completamente disponível" para contribuir para o processo.
Aos deputados recordou que em 2015 havia 28 mil registos de AL e atualmente cerca de 60 mil, graças à imposição de registo obrigatório nas plataformas de reservas, e que "cerca de 10 mil imóveis foram recuperados fruto da figura do AL".
Depois do social-democrata ter referido as filas recentemente registadas no aeroporto de Faro na verificação de passaportes, a governante recordou os concursos para admissão de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o trabalho conjunto para que não haja demasiada coincidência de voos em determinado momento.
Na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, a secretária de Estado sublinhou a necessidade de uma gestão de 'slots' (movimentos nos aeroportos) e de horários, referindo o trabalho que decorre entre a ANA, gestora de aeroportos, ministérios das Infraestruturas e da Administração Interna e a tutela do Turismo.
"(Um trabalho) para garantir que há gestão das infraestruturas e dos voos para não haver uma sobrecarga no mesmo momento" e evitar que o episódio do Algarve não se repita, quando "houve uma coincidência de dezenas de voos a chegar ao mesmo tempo", acrescentou.