SE Comunidades define apoio aos portugueses na Venezuela como prioridade para 2019

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas definiu hoje, como prioridades para 2019, o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela e a estratégia do governo de promover o regresso de emigrantes.
Publicado a
Atualizado a

Numa mensagem de boas festas dirigida aos portugueses e lusodescendentes que compõem a diáspora, a que a Lusa teve acesso, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas referiu que o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela "vai permanecer" como principal prioridade, acrescentando que prosseguirão "um trabalho em rede com as associações luso-venezuelanas, com os cônsules honorários e com os conselheiros das comunidades".

José Luís Carneiro destacou as medidas impulsionadas pelo primeiro-ministro, António Costa, que o Orçamento de Estado contempla, e que "têm como propósito estimular o regresso de cidadãos portugueses" ao país.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas fez também referência a uma conquista de 2018, que "irá materializar-se em 2019".

"A Assembleia da República aprovou um conjunto de alterações às leis eleitorais, entre as quais se incluiu, por proposta do Governo, o recenseamento automático, mas não obrigatório, dos portugueses no estrangeiro", explica o comunicado.

"Os portugueses no estrangeiro passarão a estar equiparados aos cidadãos portugueses que vivem no território nacional, para efeitos de recenseamento, o que vai elevar, de acordo com os dados que temos, de 300 mil para 1,4 milhões o número de portugueses recenseados no estrangeiro", acrescenta a nota.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deixou também uma palavra para os portugueses residentes no Reino Unido, salientando que os "serviços consulares e a Embaixada de Portugal em Londres permanecerão atentos aos desenvolvimentos do 'Brexit'" e que irão estar "sempre de portas abertas para o esclarecimento de dúvidas".

José Luís Carneiro destacou ainda o Encontro de Todas as Redes da Diáspora Portuguesa que decorrerá a 20 de julho de 2019, no Porto.

No comunicado, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas apelou para que nesta quadra festiva todas as viagens e deslocações "se façam com a máxima precaução" e "respeitando as recomendações das autoridades".

"Portugal orgulha-se dos exemplos de coragem, iniciativa e solidariedade demonstrados por todos aqueles que integram as nossas comunidades nas diferentes partes do Mundo", concluiu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt