Schulz enfrenta Merkel nas eleições de 24 de setembro

O ex-presidente do Parlamento Europeu será o candidato do SPD às eleições alemãs.
Publicado a
Atualizado a

Os sociais-democratas alemães nomearam o ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, como candidato às eleições de 24 de setembro. Schulz será o principal adversário da chanceler Angela Merkel, que anunciou há alguns meses que seria candidata a um quarto mandato.

A candidatura de Schulz surge depois de o líder do partido, Sigmar Gabriel, ter afastado a hipótese de se apresentar às eleições.

O partido vai votar a nomeação de Schulz no domingo, no mesmo dia em que este vai apresentar o programa eleitoral do SPD - que é o parceiro da CDU de Merkel no governo desde 2013.

As sondagens sugerem que Schulz poderá ter um melhor resultado nas eleições que Gabriel, apesar de Merkel (no poder desde 2005) ser ainda a favorita.

"Se fosse candidato, falharia e o SPD falharia comigo", disse Gabriel à revista Stern. O líder do SPD é vice-chanceler e ministro da Economia de Merkel.

Gabriel disse ainda que irá substituir Frank-Walter Steinmeier como ministro dos Negócios Estrangeiros, quando este assumir a presidência a 12 de fevereiro.

O ainda presidente da Alemanha, Joachim Gauck, confirmou hoje que as próximas eleições gerais na Alemanha vão realizar-se a 24 de setembro. A data, proposta pelo ministro do Interior, Thomas de Maizière, em consenso com os 16 estados federados, tinha sido aprovada em Conselho de Ministros, no passado dia 18.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt