Saúde: Despesa tem que ser reduzida em 810 ME, dos quais 550 ME só nos hospitais empresas

O Governo tem que diminuir a despesa da Saúde em 810 milhões de euros, dos quais 550 milhões de euros dizem respeito apenas aos hospitais EPE, esclareceu hoje à Lusa o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.
Publicado a
Atualizado a

O esclarecimento surge na sequência de dúvidas que têm sido levantadas, nomeadamente pelo deputado socialista António Serrano, sobre os cortes previstos para 2012 no memorando da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

Em declarações à agência Lusa, António Serrano afirmou que "a 'troika' avaliou as contas e os défices e chegou ao valor de 550 milhões de euros", questionando, por isso, como é que o Ministério da Saúde justifica "uma passagem para 810 milhões de euros", o que se traduz num aumento de 260 milhões de euros.

Manuel Teixeira explicou que os 810 milhões de euros estão contemplados no documento de estratégia orçamental e que correspondem a um "ajustamento de 0,5 por cento do PIB".

Segundo o governante, os dois valores em causa dizem respeito a universos diferentes: 550 milhões de euros são o valor dos cortes só nos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais), enquanto os 810 milhões de euros dizem respeito a todo o Serviço Nacional de Saúde.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt