São Vicente, padroeiro de Lisboa, dá mote a ópera
O espetáculo, que estará em cena de 06 a 09 de fevereiro no Teatro Municipal São Luiz, contará com quatro cantores líricos, oito atores e a participação do Ensemble JER, fundado por José Eduardo Rocha, compositor, conhecido em particular pela criação de várias peças para instrumentos de plástico e brinquedos.
"Cabaret Vicente" é "a primeira obra de teatro musical sobre a enigmática figura de São Vicente". "Em cena, um ensemble de cantores, atores e músicos que dão corpo e alma a um 'santo cabaret', feito de histórias da história, hagiografia e taumaturgia, dramaturgia e ironia e, não esqueçamos, de música, sagrada e profana", descreve a produção.
O libreto é de José Eduardo Rocha e de Pedro Vieira de Moura, mais conhecido como investigador na área da banda desenhada.
"Cabaret Vicente" é um espetáculo coproduzido pelo Projeto Vicente, criado em 2011 com várias atividades para que os lisboetas conhecessem melhor um dos patronos da cidade.
Em palco no São Luis vão estar Catarina Molder (soprano), Ana Urbano (meio-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor) e Pedro Morgado (barítono) e os atores Isabel Galvão, João Abel, João Pedro Santos, Nuno Crespo, Rosa Abreu, Daniel Coimbra, Ana Dionísio e José Mendes.
Reza a história que os restos mortais de Vicente de Saragoça, cristão perseguido e martirizado há quase dois mil anos, foram trasladados por ordem do rei D. Afonso Henriques, do Algarve para Lisboa, tendo sido acompanhados, durante toda a viagem de barco, por dois corvos, sendo hoje um dos símbolos da capital portuguesa.