Sanna Marin pede desculpa por foto "não apropriada" na sua residência oficial
A primeira-ministra finlandesa Sanna Marin pediu desculpa esta terça-feira por uma foto polémica tirada na sua residência oficial, menos de uma semana depois de ter suscitado críticas por vídeos seus em festas privadas.
A fotografia divulgada pelos meios de comunicação finlandeses mostra duas mulheres a beijarem-se, em topless e com um sinal que diz "Finlândia".
Marin confirmou que a fotografia foi tirada na sua residência oficial em Kesaranta, depois de ter assistido a um festival de música que teve lugar de 8 a 10 de julho.
"Penso que a fotografia não é apropriada, peço desculpa por isso. Tal fotografia não deveria ter sido tirada", disse Marin aos jornalistas em Helsínquia.
A primeira-ministra confirmou que tinha "amigos" na sua residência na altura "a passar a noite" e "a ir à sauna".
A fotografia foi publicada pela primeira vez numa conta da rede TikTok por uma ex-concorrente do concurso Miss Finlândia e influencer que aparece na fotografia.
O jornal finlandês Helsingin Sanomat disse que Marin não parece estar "no controlo" da situação e que mais fotografias e vídeos da sua vida privada podem acabar no domínio público.
Marin foi notícia em todo o mundo na semana passada, depois de surgir um vídeo seu a dançar numa festa com um grupo de amigos e celebridades. Muitos interpretaram certos comentários ouvidos no vídeo como referindo-se a narcóticos, algo fortemente debatido nas redes sociais e que primeira-ministra negou.
Para acabar com a controvérsia, Sanna Marin fez um teste de drogas na sexta-feira para "esclarecer as suspeitas". A amostra foi testada para detetar a presença de várias drogas e o resultado foi negativo.
"O teste de drogas da primeira-ministra Sanna Marin de 19 de agosto de 2022 não revelou a presença de drogas", disse o gabinete de Marin na segunda-feira, acrescentando que os resultados foram assinados por um médico.
A sua dança no vídeo foi considerada por alguns como um comportamento inapropriado para uma primeira-ministra, enquanto outros defenderam o seu direito de desfrutar um evento privado com amigos.
Até agora Marin tem tido o apoio do seu partido, com Antti Lindtman - chefe do grupo parlamentar do Partido Social Democrata - a dizer aos meios de comunicação social que "não vê qualquer problema grave em dançar num evento privado com amigos".
Sanna Marin - que foi nomeada em 2019 aos 34 anos de idade - foi também anteriormente alvo de críticas por ter ido a uma festa quando esteve exposta à Covid-19.