Sanders impõe-se a Clinton nos 'caucus' democrata do Maine
O senador norte-americano Bernie Sanders ganhou, este domingo, o'caucus' democrata no Maine, onde estavam em jogo 30 delegados para as convenções que vão nomear o candidato do partido nas presidenciais dos EUA, segundo projeções dos meios de comunicação.
Quando estavam contabilizados 86% dos votos, o senador contava com 64% contra 36% da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Trata-se da oitava vitória de Sanders nas primárias para eleger o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro, face às 12 que Clinton registou até agora.
Segundo a contagem não oficial dos principais meios de comunicação social norte-americanos, Clinton chegou ao 'caucus' no Maine com 1.121 delegados, contra os 481 que soma Sanders, sendo precisos 2.383 para a candidatura.
[artigo:5020030]
Este número, no caso da ex-primeira-dama, inclui 458 'superdelegados' -- que têm liberdade para apoiar qualquer candidato --, contra os 22 de Sanders.
A próxima grande disputa eleitoral para os democratas tem lugar na terça-feira, no Michigan, onde estão em jogo 147 delegados e que tanto Clinton como Sanders consideram necessários para reforçar as suas respetivas campanhas.
Clinton surge como favorita nas sondagens, com uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais, segundo a média das sondagens elaborada pelo portal Real Clear Politics.