Samuel Barata corre meia maratona em menos de uma hora

O atleta do Benfica tirou mais de um minuto ao anterior recorde nacional em Valência.
Publicado a
Atualizado a

Samuel Barata bateu este domingo o recorde nacional da meia maratona, ao tornar-se o primeiro português a baixar da hora, correndo a distância em 59.40 minutos, em Valência, Espanha.

Com esta marca, Barata, que foi 14.º em Valência, tirou mais de um minuto à anterior melhor marca nacional, que pertencia a Luís Jesus, desde 1997, quando correu em 1:00.56 horas.

Em 1 de outubro, nos Mundiais de meia maratona, em Riga, Samuel Barata já tinha conseguido a segunda melhor marca portuguesa de sempre, com um tempo de 1:01.29 horas.

No mês anterior, em Brasov, na Roménia, erros de medição tinham impedido a viabilização dos recordes nacionais de estrada dos 5.000 metros e 10.000 metros para o atleta do Benfica, que já assumiu vontade de se qualificar para a maratona nos Jogos Olímpicos.

Numa corrida ganha pelo queniano Kibiwott Kandie (57.40 minutos), Rui Pinto foi 27.º, em 1:02.24 horas, a oito segundos do seu recorde pessoal.

Samuel Barata, de 30 anos, estava radiante por ter realizado um "objetivo de carreira" que perseguia "há muitos anos", ao renovar o recorde nacional da meia maratona com o estatuto de primeiro luso de sempre a baixar da hora.

"Houve momentos em que duvidei e outros em que percebi que estava mais perto, mas acreditei sempre e as coisas tornaram-se realidade esta manhã. Estou supersatisfeito. É uma sensação incrível. Para ser sincero, ainda nem caí bem na realidade, porque isto foi tudo rápido. Acabei a prova há pouco e tenho o meu telemóvel a receber mensagens de parabéns. Significa que o trabalho tem sido bem feito", contou à agência Lusa o fundista.

"Na verdade, já tinha havido um atleta português que baixou da hora, mas a marca não é válida. Foi António Pinto, que fez 59,43 numa meia maratona de Lisboa nos anos 90 [em 1998]. Ou seja, tecnicamente fui o segundo atleta a fazer isso, mas, a nível oficial, sou o primeiro. Sinceramente, não estava à espera de baixar da hora. Sabia que era possível baixar de 01:01 e o meu estado de forma apontava para 01:00.30 ou 01:00.40", estimou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt