Corpo de Salvador Dalí vai ser exumado para esclarecer dúvidas sobre paternidade
Uma juíza de Madrid ordenou que os restos mortais do pintor Salvador Dalí, que morreu em 1989, sejam exumados para determinar um caso de paternidade.
O pintor espanhol está enterrado no Museu Dalí em Figueres, a sua cidade natal. O exame de ADN deverá comprovar se Dalí é o pai de Pilar Abel Martínez, já que não há outros vestígios biológicos nem provas suficientes para chegar a uma conclusão.
Segundo o tribunal, "é necessária a prova biológica na investigação da paternidade de Maria Pilar Martínez a respeito de D. Salvador Dalí Domenech".
O médico legista deverá extrair uma amostra dos restos mortais de Dalí, que será depois analisada pelo Instituto de Toxicologia.
Pilar Abel Martínez nasceu em Figueres em 1956 e desde 2007 que luta para ser reconhecida como filha de Dalí. A mãe contou-lhe que teve um relacionamento secreto com o pintor na cidade de Port-Lligat, onde Dalí viveu durante alguns anos.
Em 1955, a mãe de Pilar saiu da cidade, onde trabalhava como empregada doméstica de uma família, casou-se e meses depois teve a filha.
Caso se comprove que Pilar é filha de Dalí, a mulher poderá adotar o apelido do pintor e receber direitos de autor das obras do pai.