Salustiano é agora o homem mais velho do mundo
Salustiano, que segundo a Associated Press é um músico autodidata, um ex-mineiro de carvão e um apreciador de gin, vive num lar em Grand Island, Nova Iorque.
Natural de El Tejado de Bejar, em Salamanca, Espanha, Salustiano tem dois filhos, sete netos, 15 bisnetos e cinco trinetos. De Espanha, foi para Cuba e, depois, para os Estados Unidos, onde chegou em 1920.
Casou 14 anos mais tarde, com Pearl, que conheceu num funeral de um amigo em comum, lê-se no 'site' do livro de recordes do Guinness. Pearl morreu em 1988 e ele mudou-se para o lar em 2007.
Admirador do Dom Quixote de Cervantes, Salustiano aponta como possível explicação para a sua longevidade, entre outras coisas, o facto de comer uma banana todos os dias.
A filha adianta, porém, outra hipótese. "Acho que é por ser um homem tão independente e obstinado", declarou Irene Johnson, citada pela AP. Irene, de 69 anos, falou em seu nome e do irmão, John, de 76 anos: "Fizemos o nosso melhor".