Salto do 'homem supersónico' foi mais curto e rápido

<a class="account-group js-account-group js-action-profile js-user-profile-link js-nav" href="https://twitter.com/Cmdr_Hadfield" data-user-id="186154646"> <strong class="fullname js-action-profile-name show-popup-with-id"> </strong> </a> <strong> </strong>O salto de Felix Baumgartner foi mais rápido do que se pensava. Dados oficiais revelam que o paraquedista ultrapassou de facto a barreira do som, alcançando os 1531 km/h, uma velocidade muito superior à estimada.
Publicado a
Atualizado a

Mais de 52 milhões de pessoas assistiram ao salto extraordinário de Baumgartner para a Terra, mas poucos sabem o que realmente aconteceu.

A transmissão mostrava que 'Fearless Felix', ou 'Felix Sem-Medo', em português, iniciou a sua aventura em queda livre aos 39.000 metros de altitude, mas a verdade é que o fez cerca de 87 metros mais abaixo.

Reveja aqui o salto de Baumgartner:

[youtube:7f-K-XnHi9I]

Art Thompson, o diretor técnico do projeto, assumiu isso mesmo dizendo: "Ele saltou um pouco mais abaixo, mas a queda foi mais rápida, o que foi bastante emocionante".

Num primeiro relatório, conclui-se que a descida do piloto atingiu os 1357 km/h, mas dados mais recentes elevam o valor para os 1531 hm/h.

Toda a queda durou 4 minutos e 20 segundos. Baumgartner atingiu o pico da velocidade aos 27.800 metros, 50 segundos depois de ter saído da na nave. Os últimos 1500 metros foram feitos de pára-quedas e a aterragem teve lugar nos arredores do deserto de Roswell.

Depois de quebrar o recorde de Joe Kittinger, um oficial da Força Aérea americana, que em 1960 fez 31.000 metros em queda livre, o piloto austríaco tornou-se o primeiro homem a quebrar a barreira do som utilizando apenas o seu corpo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt