Rui Tavares, Clara Ferreira Alves e Naomi Wolf

O eurodeputado Rui Tavares, a escritora e jornalista Clara Ferreira Alves e a ativista política norte-americana Naomi Wolf participam no primeiro debate da 3.ª edição do Festival Literário da Madeira, que decorre de 01 a 07 de abril, no Funchal.
Publicado a
Atualizado a

Carla Ferreira Alves vai moderar a primeira "conversa à mesa" do programa deste evento, subordinado ao tema "Manifesto à Arte", na qual participam Rui Tavares e Naomi Wolf, que está agendada para 03 de abril.

"Extraordinário é já termos entrado numa segunda década deste século, com a democracia em regressão, pelo menos na área do Atlântico Norte, na União Europeia e nos Estados Unidos da América. O festival é uma excelente ocasião para discutir o porquê e o que é que os cidadãos podem fazer, para retomar a democracia nas suas mãos", disse Rui Tavares à agência Lusa

O eurodeputado, especialista em História e Cultura do Século XVIII, destacou o "painel de luxo" deste festival, considerando que "os tópicos são da maior importância", pois serão discutidos aspetos relacionados com "a democracia em perigo em Portugal, na Europa e no mundo".

Rui Tavares aponta que uma das participantes confirmadas, Naomi Wolf, "escreveu um excelente livro sobre os perigos escondidos pela guerra global contra o terrorismo nos EUA e no mundo: invasão de privacidade, tortura, sequestros".

"Este é um tema que se cruza com a abordagem que faço no meu mais recente livro, 'A Ironia do Projeto Europeu: os perigos para a democracia que vivemos no século XXI'", focando que "a obsessão pela guerra contra o terrorismo foi substituída pela obsessão pela austeridade".

Da lista com cerca de 30 participantes, constam os nomes do escritor e sociólogo polaco Zygmunt Bauman, do italiano António Scurati, dos portugueses Rui Zink, Pedro Mexia, Carlos Vaz Marques, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, Adélia Carvalho, Francisco Fernandes, Paulo Sérgio Beju, Maria de Menezes, Isabel Leal, Cláudia Sousa, Luísa Spínola, Roberto Macedo, Tiago Patrício, Maria do Rosário Pedreira e Lídio Araújo,

O evento é promovido pela Nova Delphi, tem como palco o Teatro Municipal Baltasar Dias, no Funchal, e do programa faz parte um "festivalinho", além de espetáculos e das habituais conversas que vão colocar os escritores, nacionais e estrangeiros, a conversar entre si e com a assistência.

Segundo os organizadores, as conversas, incluídas no programa, serão inspiradas em obras como "A Arte da Guerra" (Sun Tzu), "A Arte da Libertação" (Krishnamurti), "A Arte de Pagar as Suas Dívidas" (Balzac), "A Arte de Lidar Com as Mulheres" (Schopenhauer) e "A Arte de Morrer Longe" (Mário de Carvalho).

Todas as informações relacionadas com este programa estão já disponíveis no sítio da internet, no endereço www.festivalliterariodamadeira.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt