Rui Silva vai tentar mínimos olímpicos no Porto

A Maratona do Porto, a decorrer a 02 de novembro, terá em Rui Pedro Silva um dos seus candidatos, que irá ainda correr com os olhos postos na obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos do Brasil 2016.
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"O meu primeiro objetivo é chegar ao fim, dado que não é fácil acabar uma maratona (42,195 quilómetros). Depois, rolar no grupo da frente e se vencer ou conseguir mínimos, melhor", referiu Rui Pedro Silva, que apresenta como melhor marca 2:12,15 horas e correrá com o dorsal número um.

Rui Pedro Silva pretende intrometer-se no domínio queniano na prova, país que regista 10 triunfos em 10 edições, o último dos quais, em 2013, por Joash Kipkoech Mutai (2:13,04 horas).

"Tenho treinado para isso e, se não acontecer nada de impeditivo, penso que tal seja possível", referiu Rui Pedro Silva, acrescentando que a parte final do percurso, a subir, é bastante seletiva, "mas é igual para todos os participantes".

A Maratona do Porto, que irá ligar as cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, inclui ainda uma mini-maratona, uma distância de seis quilómetros, e uma Family Race, de 16 quilómetros.

A organização, a cargo da RunPorto, conta já com cerca de cinco mil inscritos para a maratona, oriundos de 47 países, e na totalidade das várias vertentes prevê superar os 10 mil participantes.

Estes números, ainda de acordo com os promotores, traduzem bem a importância crescente da prova no âmbito do atletismo mundial, e que começou, em 2004, com apenas 317 corredores.

Da história da prova, consta o recorde do percurso na posse do queniano Philemon Baaru, em 2011, com 2:09,51 horas, que foi o primeiro a terminar uma maratona em Portugal abaixo das 2 horas e 10 minutos.

Pela Maratona do Porto passou também a queniana Priscah Jeptoo, vencedora com recorde da edição de 2009, com 2:30,40 horas, considerada, presentemente, a melhor maratonista do Mundo.

Os objetivos, a curto e médio prazo, dos promotores da Maratona do Porto são os de atingir em 2015 os 7.500 inscritos e, no ano seguinte, obter uma grande marca internacional.

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