Rubalcaba confirma primárias para candidato a PM
"Amanhã apresentarei à Comissão Executiva o regulamento do Congresso no qual os militantes votarão pela primeira vez o secretário-geral. A direção que sair do Congresso de julho será encarregada de convocar umas primárias abertas para escolher o candidato às próximas eleições gerais", escreveu Rubalcaba na sua página de Facebook, que tinha, às 16H00 de hoje, 67 748 "gostos".
Sucessor do ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, Rubalcaba escreve que considera que ambos os processos serão bons para a democracia. "Ambos os processos, a eleição do novo secretário geral pelos militantes, e a do candidato à presidência do Governo através de primárias abertas, terão algo em comum: o aumento da participação, para que em duas decisões transcendentais seja implicado o maior número de pessoas".
Rubalcaba termina o post no Facebook a agradecer aos militantes e simpatizantes todas "as manifestações de carinho". A todos eles diz: "Obrigada, de coração".
O Congresso extraordinário do PSOE realiza-se entre 18 e 20 de julho. Até agora, há apenas um candidato declarado a secretário-geral do PSOE, o ex-deputado José António Perez Tápias, mas fala-se de muitos outros nomes. A ex-ministra da Defesa Carme Chacón, a presidente da Junta da Andaluzia Susana Díaz ou ex-presidente do governo autónomo do País Basco Patxi López são alguns deles. No entanto, numa carta aos militantes, no seu novo site, Chacón esclareceu esta tarde que não pretende apresentar-se na corrida para secretária-geral do PSOE.
As primárias abertas, em que todas as pessoas podem votar, mediante registo prévio, já foram experimentadas pelo Partido Democrático italiano para eleger vários dos seus secretários-gerais e pelo Partido Socialista francês para escolher o seu candidato a Presidente nas últimas eleições de 2012.