RTP selecionou 221 projetos entre 900 propostas
A estação pública "selecionou 221 projetos [de conteúdos] para a segunda fase", informa a RTP relativamente à consulta de conteúdos que tinha sido aberta em maio e cujo prazo de resposta estava marcado para 31 de agosto. As propostas, afirma a mesma nota da RTP, "serão agora entregues aos diretores de programas dos vários canais e de áreas de conteúdos para apreciação final até ao dia 30 de setembro".
A primeira fase da Consulta de Conteúdos RTP, "iniciativa que decorreu no âmbito da /Política de Informação, Entretenimento, Desenvolvimento e Desporto (PIEDD) recebeu 901 propostas de conteúdos de todos os géneros, oriundos de 119 empresas produtoras independentes e 76 autores independentes em nome individual", lê-se na mesma resposta por escrito, que considera que a consulta "apresentou excelentes resultados".
À Notícias TV, Hugo Andrade afirmava, em finais de agosto, que iriam "aplicar os conteúdos quando fizesse sentido". Também a Associação de Produtores Independentes de Televisão, na mesma ocasião, apontava críticas à consulta por esta não especificar orçamentos, ser muito ampla nos projetos pretendidos, não estar articulada com os concursos do Instituto de Cinema e Audiovisual ou poder gerar conflitos em matéria de direitos de autor.
A próxima consulta está marcada para outubro e os projetos "destinam-se não apenas à grelha de 2015, mas também às grelhas 2016/2017, no enquadramento da Estratégia de Grelha nos termos da PIEDD", refere fonte oficial da RTP. Quanto aos excluídos do concurso, a estação pública declara que "todos os produtores e autores dos projetos que não se enquadravam na estratégia editorial da RTP para o ano de 2015 foram devidamente informados".