RTP selecionou 221 projetos entre 900 propostas

Diretores de programas da RTP têm até 30 de setembro para apreciar as propostas que foram selecionadas no âmbito da Consulta ao Mercado para Conteúdos. Os que receberem luz verde chegarão à grelha a partir de 2015.
Publicado a
Atualizado a

A estação pública "selecionou 221 projetos [de conteúdos] para a segunda fase", informa a RTP relativamente à consulta de conteúdos que tinha sido aberta em maio e cujo prazo de resposta estava marcado para 31 de agosto. As propostas, afirma a mesma nota da RTP, "serão agora entregues aos diretores de programas dos vários canais e de áreas de conteúdos para apreciação final até ao dia 30 de setembro".

A primeira fase da Consulta de Conteúdos RTP, "iniciativa que decorreu no âmbito da /Política de Informação, Entretenimento, Desenvolvimento e Desporto (PIEDD) recebeu 901 propostas de conteúdos de todos os géneros, oriundos de 119 empresas produtoras independentes e 76 autores independentes em nome individual", lê-se na mesma resposta por escrito, que considera que a consulta "apresentou excelentes resultados".

À Notícias TV, Hugo Andrade afirmava, em finais de agosto, que iriam "aplicar os conteúdos quando fizesse sentido". Também a Associação de Produtores Independentes de Televisão, na mesma ocasião, apontava críticas à consulta por esta não especificar orçamentos, ser muito ampla nos projetos pretendidos, não estar articulada com os concursos do Instituto de Cinema e Audiovisual ou poder gerar conflitos em matéria de direitos de autor.

A próxima consulta está marcada para outubro e os projetos "destinam-se não apenas à grelha de 2015, mas também às grelhas 2016/2017, no enquadramento da Estratégia de Grelha nos termos da PIEDD", refere fonte oficial da RTP. Quanto aos excluídos do concurso, a estação pública declara que "todos os produtores e autores dos projetos que não se enquadravam na estratégia editorial da RTP para o ano de 2015 foram devidamente informados".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt