Rouhani avisa Trump: "Não brinque com o fogo"

"A guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras", disse o presidente iraniano, alertando para os riscos de uma política hostil da parte dos EUA.
Publicado a
Atualizado a

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, avisou o homólogo norte-americano, Donald Trump, dos riscos de manter uma política hostil em relação a Teerão. "A América deve saber que fazer a paz com o Irão é a mãe de todas as pazes e que a guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras", disse citado pela agência iraniana IRNA.

O Irão enfrenta uma crescente pressão dos EUA e eventuais sanções depois de Trump ter decidido retirar os EUA do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015. "Não brinque com o fogo ou vai arrepender-se", disse Rouhani, num encontro com diplomatas iranianos.

Em Washington, oficiais revelaram à Reuters que a administração Trump lançou uma ofensiva de discursos e comunicações online para desencadear a revolta e ajudar a pressionar o Irão para o fim do seu programa nuclear e do apoio a grupos militantes.

As fontes indicaram que a campanha visa denegrir os líderes iranianos, usando informações por vezes exageradas ou contraditórias com declarações oficiais dos EUA, incluindo comentários de anteriores administrações.

"O povo iraniano nunca se vai curvar diante de ninguém", disse Rouhani. "Somos um povo nobre e temos garantido a segurança no Golfo e no estreito de Ormuz ao longo da história", acrescentou o presidente, que já deixou implícito que iria bloquear as exportações de petróleo da região se os EUA pararem as exportações de petróleo iraniano.

A administração dos EUA está em guerra simultaneamente com o mundo e os seus interesses nacionais, disse o presidente iraniano, descrevendo Trump como "tanto uma ameaça como uma oportunidade".

"No passado nunca como agora testemunhámos uma Casa Branca a agir contra as leis internacionais, o mundo islâmico e o povo palestiniano", disse Rouhani, segundo a IRNA.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt