Rosa Maria Correia dos Santos Mota, meio século de vida acabado de celebrar, participou em dois Jogos Olímpicos e em ambos subiu ao pódio.
Conhecida apenas por Rosa Mota, nasceu no Porto a 29 de Junho de 1958 e tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações na Maratona, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade.
Em 1980 conheceu José Pedrosa que viria a ser o seu treinador durante toda a sua carreira. A sua primeira maratona decorreu em Atenas na Grécia durante o Campeonato Europeu de Atletismo em 1982. Embora não fizesse parte do lote das favoritas, Rosa bateu facilmente Ingrid Kristiansen e ganhou assim a sua primeira maratona. Disputou 21 maratonas entre 1982 e 1992, numa média de duas maratonas por ano. Ganhou 14 dessas 21 corridas.
Hoje, além do envolvimento em iniciativas institucionais, como do Comité Olímpico de Portugal (COP) ou a Associação de Antigos Atletas Olímpicos, são muitas as causas que Rosa abraçou. De um modo geral, tudo o que incentive a actividade física, a saúde e a solidariedade.