Romney vence no Ilinóis

Mais um estado para o candidato centrista, mas o desafio dos conservadores ainda não acabou e as primárias republicanas continuam sem uma clarificação.
Publicado a
Atualizado a

O candidato republicano Mitt Romney venceu as eleições primárias do seu partido no Ilinóis, ficando assim mais próximo de conseguir a nomeação para concorrer às presidenciais de novembro contra o presidente Barack Obama. Trata-se da vigésima vitória do candidato em estados ou territórios. Romney conseguiu 45% dos votos, contra 35% de Rick Santorum e apenas 12% para o antigo presidente da câmara dos representantes, Newt Gingrich.

A vitória em Ilinóis era importante para Mitt Romney, mas não decisiva, pois este é um estado democrata, aliás, o estado do próprio Obama. Além disso, nas primárias republicanas aproxima-se uma votação que será certamente difícil para Romney, no estado de Luisiana, e duas que podem ser mais fáceis, em Maryland e Washington, na capital federal.

Mórmon e milionário, Romney continua a demonstrar dificuldade em ser aceite pelo eleitorado mais conservador do partido republicano e os estados do sul estão a ser difíceis para este candidato, considerado o mais moderado e centrista dos quatro que continuam na corrida à nomeação.

Os partidários de Rick Santorum estão entretanto a pressionar Newt Gingrich para que abandone as primárias, o que permitiria concentrar os votos de protesto no ex-senador, cujo discurso ultra-conservador agrada a largos setores do partido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt