Roménia proíbe 'Ninfomaníaca 2'

A segunda parte do polémico filme de Lars von Trier, 'Ninfomaníaca 2', foi proibido nas salas de cinema da Roménia, o primeiro país europeu a fazê-lo até ao momento, de acordo com a distribuidora.
Publicado a
Atualizado a

"O filme foi proibido para transmissão pela Comissão de Avaliação. Decisão que pode ser contestada", confirmou à AFP uma porta-voz da Centro Nacional de Cinema (CNC) da Roménia, Marinela Oancea .

Os motivos que levaram à proibição não foram revelados. A comercialização dos DVD's vai ser, no entanto, permitida.

A distribuidora do filme na Roménia, a Independenta Film, que pretendia estrear 'Ninfomaníca 2' nos cinemas na próxima semana, anunciou que iria contestar a decisão que consideram "absurda".

"Estamos a falar de um filme que sai em toda a Europa, de um autor super premiado. Em 2014, na Roménia ou noutro lugar, num Estado democrático europeu, censurar um filme, proibir a exibição de um filme, é algo muito grave", disse à AFP, Bagnaninchi Antoine, CEO daIndependenta Film.

De acordo com a distribuidora, a proibição total de lançamento do filme nos cinemas é o primeiro caso na Europa, sendo que este já estreou nos cinemas da Estónia , Alemanha, Dinamarca, Holanda, França, República Checa e Suíça, apenas com restrições para menores de idade.

A primeira parte de 'Ninfomaníca' foi lançada na Roménia, em meados de janeiro, com permissão para maiores de 18 anos. "É incoerente permitir o início de um filme e de proibir o final ", acrescentou M.Bagnaninchi .

'Ninfomaníaca' mergulha na vida infernal de Joe, viciada em sexo, e na procura da satisfação frenética da sua doença que, inevitavelmente, a conduz ao abismo. Devido à dimensão do filme, este foi dividido em duas partes.

[youtube:CMnJDyv2a1Y]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt