Roménia anula interdição de 'Ninfomaníaca 2'

O Centro Nacional de Cinema da Roménia anunciou, esta sexta-feira, que voltou atrás com a decisão de proibir o lançamento da segunda parte de 'Ninfomaníaca', de Lars von Trier, nos cinemas.
Publicado a

Assim, o filme chega às salas a 7 de fevereiro, tal como planeado, apenas com uma interdição a menores de 18 anos.

"Enquanto dirigir o Centro Nacional de Cinema (CNC) não haverá censura a filmes exibidos nos cinemas", afirmou à agência de notícias Mediafax o diretor do centro, Mihai Kogalnicean.

Por sua vez, o presidente da comissão de avaliação do CNC foi destituído do cargo na passada quarta-feira.

A decisão de proibir a exibição de Ninfomaníaca 2 nas salas de cinema foi muito criticada. O ministro da Cultura romeno, Gigel Stirbu, convidou a comissão a reconsiderar a decisão e a autorizar o seu lançamento.

A distribuidora do filme na Roménia, aIndependenta Film, denunciou um "caso de censura único na Europa", e demonstrou-se surpreendida com a proibição dado que a primeira parte do filme foi autorizada.

'Ninfomaníaca' mergulha na vida infernal de Joe, viciada em sexo, e na procura da satisfação frenética da sua doença que, inevitavelmente, a conduz ao abismo. Devido à dimensão do filme, este foi dividido em duas partes.

Diário de Notícias
www.dn.pt