Robert Zemeckis, o protegido de Spielberg

Se no início da carreira teve o apoio de Steven Spielberg, Robert Zemeckis soube criar a sua própria marca, de uma simplicidade quase científica.
Publicado a
Atualizado a

Coincidência afrontosa ou sinal dos tempos. Quer A Ponte de Espiões, de Steven Spielberg, quer este The Walk - O Desafio, de Robert Zemeckis, foram dos filmes que mais aclamação tiveram neste último Festival de Nova Iorque. Coincidência pelo facto destes dois grandes cineastas americanos serem da mesma geração e terem começado as carreiras, de alguma maneira, juntos.

Ambos os filmes estão a receber elogios tão consensuais que não é descabido pensar que nesta temporada de prémios possam vir a estar no lote dos favoritos. Zemeckis deve a Spielberg muita da sua afirmação enquanto realizador de um cinema de entretimento que se foi aperfeiçoando e ganhando marca de autor.

O começo da sua carreira foi marcado por duas pequenas produções apostas pessoais de Spielberg, I Wanna Hold Your Hand (1978), uma história centrada numa viagem aos EUA dos Beatles e a comédia Travões Avariados, Carros Estampados (1980), que longe de ser um sucesso, mais tarde, gerou rasto de culto. Foi Steven Spielberg quem apostou em Zemeckis como realizador, ele que começou como guionista de ficção televisiva.

A primeira grande aposta em termos de orçamento e notoriedade foi uma encomenda de Michael Douglas, o regresso ao grande cinema de aventura com Em Busca da Esmeralda Perdida (1984), feito como que em resposta a Salteadores da Arca Perdida (1981), do amigo Spielberg.

Mais descontraído e sem tanto cinema como Raiders, este Romancing The Stone convenceu público, crítica e a própria indústria. Agora sim, o seu nome ganhava um lugar em Hollywood, situação ideal para Steven Spielberg lhe propor uma comédia de viagens no tempo, o mítico Regresso ao Futuro (1985], onde aí sim se percebia todo o talento de um cineasta com o timing certo de encenar magia e lidar de forma criativa com os recursos dos efeitos visuais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt