Rixa por causa de uma rapariga acabou em tiros à porta de discoteca
Uma discussão entre dois grupos por causa de uma rapariga deu origem a um tiroteio em que morreu uma pessoa e duas ficaram feridas com gravidade.
A rixa aconteceu na discoteca Glow em Santa Marta de Corroios (Seixal), pelas 7.30, onde decorreu uma festa africana. Segundo soube o DN junto de fonte policial, tudo começou com um "bate boca" entre jovens ainda no interior da discoteca. Os grupos misturavam jovens africanos da Margem Sul com outros do lado norte da ponte 25 de Abril como Amadora, Damaia e Cova da Moura. A discussão ganhou proporções tais que os seguranças da discoteca decidiram colocar os jovens na rua. Nessa altura, os clientes viraram-se contra os seguranças e um dos homens que participava na confusão entrou num carro e, a partir do automóvel, disparou com um revólver ilegal, de calibre proibido a civis. Um jovem foi atingido mortalmente e dois outros ficaram feridos com gravidade. De imediato as dezenas de pessoas envolvidas na confusão fugiram do local.
Inspetores da Polícia Judiciária de Setúbal, que tem a cargo a investigação do homicídio, já tinham ontem ao final do dia identificado e localizado o alegado atirador. Um homem foi detido, mas verificou-se depois que usava, afinal, a identificação do principal suspeito, seu primo. A PJ procurava também localizar os outros envolvidos, residentes na Amadora, Damaia e Cova da Moura, soube o DN.
[artigo:5212664]
As vítimas foram transportadas para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal. As operações de socorro mobilizaram seis operacionais e três ambulâncias dos Bombeiros do Seixal, além da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Almada e a PSP.
O Facebook da discoteca Glow informava que a noite de sábado era dedicada à música cabo-verdiana. O DN contactou um dos números de telemóvel da discoteca mas que é de um ex-funcionário. Já no número fixo ninguém atendeu.
Má reputação
As festas africanas começam a gozar de má reputação por causa de rixas e tiroteios que têm acontecido à saída de alguns estabelecimentos. A mais recente tornou-se viral na internet, quando jovens saídos da discoteca Place, junto ao Cais do Sodré, onde tinha terminado uma festa africana pelas 6.00, na manhã de 25 de abril, foram mais tarde para o café em frente, o Palácio do Kebab, provocar confusão. Mais de 20 invadiram o espaço obrigando o dono, o curdo Mustafa, a defender-se com a faca de cortar kebab.