Rita Ferro Rodrigues arrasa "Love on Top" de Teresa Guilherme

Apresentadora lamentou que concorrente de "Love on Top" tenha sofrido de "violência emocional e maus tratos".
Publicado a
Atualizado a

Assim que aterrou em Portugal, depois de umas férias em Marrocos com um grupo de amigas (entre elas Iva Domingues e Leonor Poeiras), Rita Ferro Rodrigues foi confrontada com dois casos que acusa serem de violência exercida sobre mulheres, e que aconteceram durante a sua ausência. Um deles, teve o programa da TVI Love On Top como motor, motivo de revolta para a apresentadora.

"Num reality show de grande audiência, uma concorrente sofre de violência emocional e maus tratos perpetrados por um homem, perante todo um país. A mãe tenta tirá-la desta exposição degradante enquanto a apresentadora do programa [Teresa Guilherme] desencoraja a mãe e, em direto, desvaloriza o quadro de evidente violência, classificando-o perante milhares de telespectadores como uma "situação normal". Infelizmente, a apresentadora em causa tem razão: é uma situação terrivelmente normal no nosso país o que não quer dizer que seja aceitável: não é. E não pode ser banalizada e desculpabilizada num programa de grande audiência", escreveu o rosto da SIC, numa crónica da plataforma feminista Capazes, que ela própria ajudou a fundar.

O outro caso que a deixou inquieta foi o da taróloga Carla Duarte, que durante uma emissão do programa das manhãs da SIC A Vida nas Cartas - O Dilema aconselhou uma espectadora vítima de violência domestica a "dar amor" e "mimo" ao marido. "Estes dois casos mais recentes estão, infelizmente, longe de serem os únicos. A violência exercida sobre as mulheres é permanentemente desvalorizada, tratada com ignorância e preconceito machista por parte dos media em geral", lamentou ainda Rita Ferro Rodrigues.

Por outro lado, a apresentadora realça que, nos últimos anos, as novelas e os espaços informativos têm dado cada vez mais tempo de antena a problemas como estes. A prioridade, defende ainda, "é convocar para essa discussão jornalistas, editores, apresentadores, chefes de redação, diretores de conteúdos". "Ninguém está a salvo", concluiu.

Entretanto, Rita Ferro Rodrigues já garantiu ao nosso jornal que a sua intenção "nunca foi atacar Teresa Guilherme". "O texto que publiquei foi apenas uma reflexão, na qual me dirigi a todos os media, nomeadamente a todos os seus comunicadores, jornalistas e editores. Portanto, não é uma coisa direcionada para ninguém. É uma reflexão feita com base em dois casos concretos, um da TVI e outro da SIC. É só isto".

Tentámos obter uma reação da anfitriã de "Love On Top" que, até ao momento, se manteve incontactável.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt