Ricardo Alexandre demite-se das manhãs da Antena 1
O responsável pelo formato matutino da Antena1, Ricardo Alexandre, demitiu-se esta manhã do cargo. Este diretor-adjunto da rádio pública abandona as manhãs depois de ter sido suspensa a crónica diária Este Tempo e no âmbito da qual Pedro Rosa Mendes criticou, a 18 de janeiro, o governo angolano e a operação especial que a RTP1, pela mão de Fátima Campos Ferreira, conduziu a partir de Luanda.
Até ao momento não foi possível recolher qualquer declaração de Ricardo Alexandre, nem de João Barreiros, diretor de informação da rádio. Porém, tal como o DN tinha noticiado, o responsável das manhãs tinha já posto à disposição há cerca de uma semana.
Esta demissão sucede um dia depois de os responsáveis da RDP terem sido ouvidos na Entidade Reguladora para a Comunicão Social (ERC) devido à suspensão da rúbrica de opinião - integrada também por António Granado, Gonçalo Cadilhe, Raquel Freire e Rita Matos - uma semana antes do fim dos contratos, que expiravam a 31 de janeiro.
Esta manhã, Pedro Rosa Mendes falou no Parlamento Europeu sobre o caso e reiterou tratar-se de censura, lembrando que "foi num momento de honestidade infeliz que o diretor-geral [Luís Marinho] tinha admitido que a administração não tinha gostado da crónica e que ia acabar". Disse ainda o jornalista que "estes dados foram confirmados pelo diretor-ajunto na ERC".
Apesar de deixar as manhãs, Ricardo Alexandre permanece na empresa pública de rádio. Luís Marinho diretor-geral da RTP S.A. também tem permanecido incontatável.