Um passeio rumo aos 'quartos', com hat-trick de Doumbia
A vitória nunca esteve em discussão, mas tudo ficou muito mais simples após a entrada em campo de Gelson Martins, ao minuto 60. O extremo completou a goleada do Sporting ao Vilaverdense (4-0), esta quarta-feira, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Antes, já Doumbia tinha feito um hat-trick, no passeio leonino rumo aos 'quartos' da prova-rainha do futebol português.
Como era esperado, estando perante uma equipa do Campeonato de Portugal (terceiro escalão nacional), o Sporting dominou por completo a partida. O Vilaverdense raramente conseguiu soltar-se da sua defensiva - apesar de algumas ameaças, conduzidas principalmente por Ahmed. E, depois de Doumbia ter aberto o marcador, à beira do intervalo (encostando, após uma defesa incompleta de Pedro Freitas), os golos sucederam-se com naturalidade.
O costa-marfinense reencontrou a veia goleadora, ainda mais atiçada após Gelson entrar em campo, para dar mais velocidade ao jogo e resolver a partida. Aos 64', a passe do extremo, Doumbia empurrou para o 2-0. Aos 74', servido por Ristovski (em mais uma jogada iniciada por Gelson), atirou para o 3-0.
Depois, perto do final, Gelson completou a goleada, numa arrancada em alta velocidade, em que rompeu pelo meio dos centrais do clube minhoto e, à entrada da área, disparou sem hipóteses para Pedro Freitas. Foi o resumo perfeito do passeio do leão, em ritmo acelerado até aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Também já apurados para essa fase da prova estão Aves (I Liga), Moreirense (I Liga), Cova da Piedade (II Liga) e Farense (Campeonato de Portugal). Os restantes três qualificados sairão das partidas Rio Ave-Benfica (esta quarta-feira), FC Porto-V.Guimarães (amanhã, 20:15) e Caldas-Académica (dia 30, 15:00)
EQUIPAS:
Sporting - Salin; Ristovsky, André Pinto, Tobias Figueiredo e Bruno César; Petrovic e Battaglia; Iuri Medeiros (Acuña, 73'), Alan Ruiz (Gelson Martins, 60') e Bryan Ruiz (Podence, 60'); Doumbia
Vilaverdense - Pedro Freitas; Pedro Lemos, Nené, Rafa Vieira e Henrique Gomes; André Salvador (Latyr, 60'), Ibraima So e Ahmed Isaiah (Joel Silva, 78'); André Soares (Elísio, 68'), Zé Pedro e Rafa Miranda
GOLOS:
1-0 Doumbia (45'), 2-0 Doumbia (64'), 3-0 Doumbia (74'), 4-0 Gelson Martins (88')
Árbitro: Luís Ferreira
FILME DO JOGO: