Primeira estrela Michelin de San José foi para um restaurante português
É uma das maiores distinções no mundo da gastronomia e, pela primeira vez, um restaurante em San José, na costa oeste dos Estados Unidos, recebeu-a. Mas ganha especial relevância para os portugueses, uma vez que foi um restaurante luso que a mereceu. Chama-se Adega e é dirigido por um casal de portugueses, Jéssica Carreira e David Costa, que deixaram Lisboa há cerca de um ano para abrir o restaurante no centro histórico de San José, na California, na zona conhecida como "Little Portugal" - pequeno Portugal.
[twitter:790967340770832388]
Na conta do Twitter do restaurante, os donos escreveram estar "honrados" por serem os primeiros a receber uma estrela Michelin em San José.
"Eles não perdem de vista as raízes", disse Michael Ellis, o diretor internacional da Michelin, referindo-se aos 'chefs' portugueses. Os dois estariam já no radar da Michelin desde que trabalharam em Lisboa, escreve o Mercury News.
O Adega era, antes da chegada do casal Carreira e Costa, um estabelecimento emblemático de "Little Portugal", onde reside grande parte da comunidade lusa em San José. Os proprietários, Leonel Sousa e a mulher, Aira, abriram o 'Sousa" há mais de três décadas e cozinhavam pratos tipicamente portugueses, com prevalência da gastronomia açoriana, uma vez que eram naturais do arquipélago.
No ano passado, e devido aos problemas de saúde de Aira, os Sousas decidiram vender o restaurante a Carlos e Fernanda Carreira, pais de Jéssica, nascida em San José e que se tinha mudado para Lisboa onde trabalhara em restaurantes premiados, nomeadamente como 'chef' de pastelaria no restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa. Foi em Lisboa que conheceu o marido David e os dois decidiram aventurar-se no Adega, renovando o espaço nos EUA e criando uma ementa moderna em torno das especialidades portuguesas, sem esquecer o bacalhau.