Homem resgatado de forma milagrosa, 17 dias após sismo na China

Gan Yu, um funcionário da central hidroelétrica de Wandong, estava desaparecido desde 5 de setembro.
Publicado a
Atualizado a

Um trabalhador chinês que ajudou a curar as feridas dos seus colegas após o terramoto que abalou o sudoeste da China a 5 de setembro e que desapareceu posteriormente nas montanhas, foi resgatado 17 dias depois.

Gan Yu, um funcionário da central hidroelétrica de Wandong, foi esta quarta-feira encontrado vivo, mas ferido, por um morador local, informou a Rádio Nacional da China (CNR), que apelidou o resgate de "milagre da vida".

Twittertwitter1569118612949975042

Um terramoto de magnitude 6,6 atingiu a província de Sichuan, no sudoeste da China, a 5 de setembro, matando pelo menos 93 pessoas e forçando milhares a acampamentos temporários.

Gan estava a trabalhar com o seu colega Luo Yong quando o terramoto ocorreu, e os dois permaneceram no local para cuidar dos colegas feridos e evitar inundações.

Ambos caminharam cerca de 20 quilómetros para tentar sair da central hidroelétrica, mas Gan, que sofre de miopia severa, perdeu os óculos no terramoto e teve dificuldade para sair da área montanhosa, segundo a RNC.

Os dois homens tentaram então desesperadamente enviar sinais aos socorristas. "Tirámos as roupas, penduramo-las em galhos de árvores e acenámos", contou Luo, que acabou por ir procurar ajuda enquanto Gan ficou no local.

Luo foi encontrado a 8 de setembro depois de usar fogo para atrair a atenção de um helicóptero, mas quando chegaram ao abrigo temporário de Gan, a 11 de setembro, ele havia desaparecido.

Dias atrás, o agricultor local Ni Taigao voltou à sua aldeia no sopé da montanha, onde a central hidroelétrica está localizada e soube das buscas por Gan, tendo-se juntado às mesmas. Depois de duas horas de caminhada, ouviu os gritos de Gan e encontrou-o debaixo de algumas árvores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt