Republicanos discutem mentiras mútuas
Os dois principais candidatos republicanos, Mitt Romney e Newt Gingrich, tiveram uma acesa discussão durante o debate televisivo de ontem, a escassos dias da votação na Flórida, provavelmente decisiva para definir quem será o vencedor nas primárias do partido. O nomeado terá o direito de enfrentar Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.
Os dois candidatos acusaram-se mutuamente de conceber anúncios televisivos que distorciam as posições do adversário. Romney acusou Gingrich de aprovar um anúncio que falseava as suas ideias sobre imigração: "Não vou procurar avós, tirá-las de casa e deportá-las. São palavras suas, não minhas", afirmou o ex-governador.
Por seu turno, Gingrich acusou Romney de distorcer as suas ideias sobre o ensino do inglês e do espanhol, sendo esta última a "língua do gueto", declaração falsa, que afasta o eleitorado hispânico, muito forte neste estado. O público no estúdio apupou Romney.
As últimas sondagens indicam ligeira vantagem de Romney na Flórida, mas Gingrich já esteve à frente e os dois republicanos estão de tal forma próximos que a votação se torna imprevisível.