A reportagem "Um dia o smartphone vai salvar-lhe a vida" do jornalista do DN/Insider Rui da Rocha Ferreira foi a vencedora do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação na categoria de escrita. Publicada em setembro de 2018, a reportagem aborda o impacto dos smartphones na área da saúde..Na categoria de audiovisual, a reportagem "Os incêndios matam abelhas. Isso afeta-nos mais do que pensa", da jornalista Joana Ascensão, do V Digital, canal de vídeo do Globalmedia Group, foi a vencedora..O lote de vencedores da 2.ª edição do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação fica completo com os trabalhos de Inês Rocha (Rádio Renascença), com "Como os algoritmos podem ajudar a salvar o mundo", na categoria multimédia, e de José Furtado (do jornal Reconquista, do distrito de Castelo Branco), com a reportagem "Tecnologia não assusta idosos de Escalos de Baixo", na categoria regional..Os vencedores receberam um prémio de quatro mil euros cada..Foram atribuídas menções honrosas nas categorias "Academia" e "Blog/Podcast". A primeira premiou o trabalho jornalístico de um estudante da Universidade do Porto, Filipe Rodrigues Ferreira, com o trabalho "Antiga aluna da FEUP lança campanha de crowdfunding de cosmética vegan e biológica", publicado no JornalismoPortoNet. Na segunda categoria, a menção foi para a reportagem de Adriano Cerqueira, "Substituir plástico por fibra conteira ou como encontrar alternativas para uma espécie invasora" do programa 90 segundos de Ciência, transmitido na Antena 1..O Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação é atribuído pela Agência Nacional da Inovação e é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Conta com o apoio da Entidade Reguladora da Comunicação e do Sindicato dos Jornalistas.."Portugal é hoje reconhecido em todo o mundo pela sua capacidade de inovação. Todos os dias nascem negócios com enorme potencial de desenvolvimento ou projetos concebidos por empresas que pretendem liderar no seu setor e que, por isso, investem em I&D colaborativa. Tanto as empresas como as instituições de ensino superior e de investigação estão cada vez mais empenhadas em contribuir para uma economia sustentável e para uma sociedade que oferece maior bem-estar aos cidadãos. No entanto, esta realidade só tem uma forma de chegar ao grande público: através da comunicação social", disse Eduardo Maldonado, presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação, no anúncio dos vencedores esta segunda-feira, no Porto Innovation Hub.