A Renault comprou a escuderia Lotus de Fórmula 1 ao fundo de investimento luxemburguês Genii Capital e vai regressar "a partir de 2016" à competição, anunciou hoje o construtor francês.."A Renault tinha duas opções: regressar a 100 por cento ou abandonar por completo. Após uma análise detalhada, decidi que vamos estar presentes na Fórmula 1 a partir de 2016", escreve o presidente do fabricante francês, Carlos Ghosn, em comunicado..O construtor francês já tinha sinalizado no final de setembro a existência de um acordo com a Gravity Motorsports, filial da Genii Capital, o fundo de investimento luxemburguês do empresário Gérard Lopez dono da escuderia, "a potencial aquisição de uma participação maioritária do capital da Lotus F1 Team".."A assinatura deste acordo de princípio marca o primeiro passo em direção à criação de um projeto de uma escuderia de F1 em 2016, dando continuidade a uma ligação de 38 anos da marca [à F1]", indicava então o comunicado da Renault..A marca francesa, que fornece os motores às equipas Red Bull e Toro Rosso, adiantou então a intenção de procurar "transformar este acordo de princípio num acordo definitivo, desde que todos os termos e condições acordados entre as partes se concretizem"..A Renault, que se sagrou campeã mundial de Fórmula 1 em 2005 e 2006, pela 'mão' do espanhol Fernando Alonso, vendeu em 2010 a escuderia à Genii Capital, que a rebatizou de Lotus, um nome também com uma história vitoriosa na F1..A Lotus terminou os Mundiais de construtores de 2012 e 2013 no quarto lugar, mas está a atravessar um período de grandes dificuldades financeiras, tendo inclusive evitado a bancarrota graças à intervenção da Renault..O regresso da Renault à Fórmula 1 como equipa autónoma acontece após as divergências crescentes com a equipa Red Bull, a propósito dos motores Renault que equipavam os carros da escuderia austríaca..De resto, no final de março deste ano, a Renault já tinha admitido a possibilidade de abandonar a Fórmula 1 enquanto fornecedor de motores na categoria rainha do desporto automóvel.."Posso confirmar que estamos a analisar várias opções, entre as quais deixar a Fórmula 1", disse Cyril Abiteboul, considerando que "se a Fórmula 1 faz mal à reputação da Renault" e "se não está a ter o retorno do que custa à Renault", estão criadas as condições para o abandono.