Renato Sampaio e Isabel Santos saem em protesto
Renato Sampaio apresentou um requerimento a pedir a impugnação de todas as votações, alegando que a Comissão Nacional não tem mandato do último congresso do PS para proceder a uma revisão dos estatutos.
No entanto, segundo fontes socialistas, o requerimento apresentado pelo ex-líder do PS/Porto foi rejeitado por 85 por centos dos presentes na reunião da Comissão Nacional.
Perante estes resultados, Renato Sampaio afirmou ao jornalistas que irá avançar com nova impugnação do processo de revisão dos estatutos, desta vez para a Comissão Nacional de Jurisdição do PS.
"O meu requerimento foi chumbado, mas os argumentos apresentados não me convencem. Disseram-me que a revisão dos estatutos estava na moção do secretário-geral do PS, António José Seguro, e que isso bastava. Se assim fosse no país, então gerava-se o absurdo de o Governo aprovar no início de cada legislatura o seu programa e, depois, legislava como entendia com base em autorizações legislativas", disse.
A revisão estatutária, segundo Renato Sampaio, "deveria ter estado expressa na ordem de trabalhos do último congresso, o que não aconteceu".
Interrogado se estava desiludido com o que se passou na Comissão Nacional do PS, Renato Sampaio deu a seguinte resposta: "Já esperava este resultado, não ando aqui há dois dias".