Renato Sampaio demite-se do PS-Porto

O líder distrital do PS-Porto anunciou esta manhã a sua demissão, depois das eleições internas para líder socialista terem ditado a vitória de António José Seguro no seu distrito. Renato Sampaio apoiou Francisco Assis.
Publicado a
Atualizado a

O presidente do PS/Porto, Renato Sampaio, anunciou hoje que se demitiu do cargo, tendo solicitado a convocação de um congresso distrital electivo, afirmando que a sua decisão "não é um adeus, mas um até amanhã".

Numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, Renato Sampaio disse que perante "a derrota nas eleições legislativas" de 5 de Junho tirou de imediato "as devidas consequências políticas", tendo explicado o porque não o ter assumido nessa altura. "Só não o assumi nesse preciso momento devido à demissão do secretário-geral e à necessidade de garantir a estabilidade no interior do PS até à eleição de uma nova liderança, processo que terminou este fim-de-semana", declarou.

Segundo o presidente da federação do PS/Porto "as eleições autárquicas serão o próximo e o mais importante combate que a nova liderança do PS terá que enfrentar", que o partido "não pode perder, devendo "obedecer a uma preparação rigorosa, o que exige tempo".

Renato Sampaio nunca disse explicitamente se é recandidato ou não ao cargo, tendo, no entanto, afirmado que "fecha assim mais um ciclo" na sua vida política e que este "não é um adeus, mas um até amanhã". "Regresso à minha condição de sempre, aquela que nunca abandonei, a de militante e sempre disponível para o meu partido", sublinhou.

O deputado socialista disse ainda que "nos últimos dois dias" recebeu "múltiplos apelos" para que se mantivesse à frente do PS/Porto e que o secretariado, por unanimidade, manifestou domingo essa vontade.

"Em coerência com o meu quadro de valores e postura na política, com sentido da responsabilidade e na defesa dos superiores interesses do PS, pedi ao presidente da Comissão Política Distrital a convocação de uma reunião extraordinária com o objectivo de convocar um Congresso Distrital eletivo da Federação, imediatamente após o Congresso Nacional, permitindo uma clarificação na vida do PS/Porto", anunciou.

Os resultados do Porto são ainda provisórios, uma vez que a secção de Paredes só votará no próximo sábado, mas Sampaio não esperou por uma eventual reviravolta no resultado - Seguro ganhou no distrito por apenas seis votos.

O líder distrital tinha-se empenhado na eleição de Assis para secretário-geral do PS, depois do candidato a líder ter sido também o cabeça-de-lista no círculo eleitoral do Porto, nas legislativas de Junho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt