Relógios atrasam 60 minutos às 02:00

Começa esta noite o horário de inverno, que se prolongará até março
Publicado a
Atualizado a

Não se esqueça: esta noite os relógios vão recuar uma hora, quando forem duas da manhã em Portugal continental e Madeira e uma nos Açores. Começa assim o horário de inverno, que se prolongará até março.

Ao atrasar os relógios uma hora, Portugal continental e a Madeira ficarão com a mesma hora TMG (Tempo Universal Coordenado), enquanto os Açores fica com menos uma.

[artigo:8877997]

A hora de inverno, que faz com que domingo seja o dia mais longo do ano, com 25 horas, vai manter-se até à madrugada de 25 de março de 2018, altura em que os relógios voltam a ser adiantados 60 minutos, entrando-se na hora de verão.

Há mais de cem anos que Portugal atrasa os relógios para o chamado horário de inverno, com algumas exceções. Foi em 1916, em plena I Guerra Mundial, que esta medida foi adotada pela primeira vez na Alemanha, influenciada pelo esforço bélico e pela poupança de carvão. O império austro-húngaro seguiu e a Inglaterra também. Portugal acabou por também se incorporar nesta mudança, de imediato em 1916. As exceções foram de 1992 a 1996 - Porugal não atrasou os relógios e assim ficou durante quatro anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt