Reitora da Universidade Católica lembra João Seabra. "Uma figura que marcou gerações de estudantes"

O antigo capelão da Universidade Católica é recordado como "um dos docentes e pastores que mais marcou o desenvolvimento da universidade".
Publicado a
Atualizado a

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) está de luto pelo falecimento de João Seabra, antigo capelão que morreu esta sexta-feira, aos 72 anos, após doença prolongada.

Numa nota enviada ao DN, a reitora Isabel Capeloa Gil fala do padre João Sabra como alguém a quem se observava "a simplicidade desarmante da vida, aliada a uma fidelidade rigorosa aos princípios". "Serviu de forma leal a Universidade Católica e foi uma figura que marcou gerações de estudantes, comprometido com uma educação de valores e orientada para o bem comum. O seu testemunho não será esquecido", refere.

Numa nota oficial da UCP, assinado pela reitora, é destacado que "o cónego foi um dos docentes e pastores que mais marcou o desenvolvimento da universidade nos seus 55 anos de existência", tendo sido homenageado com a Medalha de Ouro da UCP "pelos relevantes serviços a ela prestados e à Igreja".

João Seabra foi um distinto antigo aluno da Faculdade de Teologia, após ter concluído a Licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa, foi Capelão da UCP e também Diretor do Instituto de Direito Canónico.

"Canonista insigne foi sempre na sua prática diária, na real inscrição na vida dos que com ele conviviam, que melhor ensinou os que o rodeavam. Propunha, sem impor, conversando e escutando. Tocou os que o rodeavam, demonstrando uma enorme força e dando exemplo vivo perante a adversidade. A integralidade de um vastíssimo saber veiculado na simplicidade desarmante da vida e uma fidelidade rigorosa aos princípios aliada a inteligência fina eram as marcas de uma autoridade natural. O Cónego João Seabra dedicou a sua vida à comunidade académica da UCP e evangelizou-a em tempos críticos", diz Isabel Capeloa Gil.

"A Universidade Católica Portuguesa agradece ao canonista, ao investigador, ao padre, o labor que nos inspirou a ser uma grande universidade, apresentando sentidas condolências à sua família e amigos. Que no regresso à casa do Pai, descanse em paz", conclui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt