Rei Felipe VI reclama por uma Espanha sem divisão e discórdia

No seu primeiro discurso enquanto monarca, Felipe fez referências indiretas à intenção independentista da Catalunha e aos escândalos de corrupção.
Publicado a
Atualizado a

Na entrega dos prémios Príncipe das Astúrias - pelo último ano com este nome, uma vez que na próxima edição já serão os Prémios Princesa das Astúrias -, em Oviedo, o monarca espanhol reclamou por um país sem divisão e sem discórdia.

De acordo com o jornal El País, as palavras "todos" e "comum" foram as mais repetidas no discurso do rei. "Partilhamos interesses e valores comuns, temos uma mesma vontade de pertencer à Europa, de ser Europa. E sobretudo, partilhamos sentimentos. Nós espanhóis já não somos rivais uns dos outros. Somos protagonistas de um mesmo caminho", referiu, segundo o site do diário.

"Estou convencido de que a compreensão, a consideração, o afeto e o respeito mútuos são sentimentos arreigados ao coração dos espanhóis e partilhados de norte a sul e de este a oeste do nosso território", disse. "E todos esse sentimentos, nem os devemos esquecer nunca, nem muito menos perder. Pelo contrário, temos que os preservar e alimentar", realçou, numa referência indireta às aspirações independentistas da região da Catalunha.

Felipe VI defendeu ainda que a sociedade necessita de referência morais, princípios éticos e valores cívicos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt