"Pretendemos que a Entidade Reguladora da Saúde concentre todo o tipo de reclamações. Portanto, além de outras funções que pretendemos que a ERS passe a desempenhar de uma forma mais abrangente, entendemos que deve ser uma entidade independente a responder, a coordenar e a tratar" a área das reclamações, disse Paulo Macedo..O ministro falava à margem da Conferência "VIH-2: o vírus esquecido", que decorre em Lisboa, no Instituto de Medicina Molecular (IMM)..De acordo com a edição de hoje do semanário Expresso, o regulador da Saúde vai centralizar a partir de junho as queixas dos utentes de hospitais, centros de saúde, clínicas e consultórios..A lei já prevê que as reclamações devem ter respostas em dois meses, mas este prazo "vai ser exigido e vigiado" agora pela ERS..Os utentes podem apresentar as suas reclamações em diversos locais, desde a administração da instituição visada, até às ordens profissionais, à Inspeção-geral das Atividades em Saúde e no Livro Amarelo, ou ainda online, na Direção-geral da Saúde e na própria ERS.