Regulador da água recebeu 4200 queixas em 2011
"A ERSAR recebeu 4.200 reclamações associadas aos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos, número superior àquele de 2010 e dos anos anteriores, um crescimento claro do número de reclamações, o que de todo não significa que haja uma tendência de degradação da qualidade de serviço", avançou o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Jaime Melo Baptista.
Em declarações à agência Lusa, a propósito do Dia Mundial do Consumidor, que se assinala quinta-feira, o responsável salientou que os indicadores "mostram que a qualidade tem vindo a evoluir sistematicamente e consistentemente ao longo dos anos".
Desde que passou a ser obrigatório por lei a intervenção do regulador no processo de resolução de reclamações, há cerca de três anos, "os consumidores passaram a utilizar mais intensamente esse mecanismo porque há uma garantia de que recebem resposta" e de que passou a existir uma terceira parte independente que ajuda a encontrar a solução equilibrada entre os interesses, explicou Melo Baptista.
Das reclamações recebidas, a ERSAR deu razão ao consumidor em cerca de 40 por cento dos casos. Em cerca de 50 por cento não deu razão ao reclamante e as restantes situações são inconclusivas.
O responsável encontra-se em Marselha, França, onde participa no Fórum Mundial da Água, a decorrer até sábado, com a participação de países de todo o mundo.