Regras para a vida, segundo uma estrela de Hollywood
Dificilmente o ator Ethan Hawke diria de si mesmo que é uma estrela de Hollywood. Aliás, a segunda regra do seu novo livro Rules for a Knight (Regras para um cavaleiro, em português), procura ensinar justamente isso à juventude: "Nunca digas que és um cavaleiro, comporta-te simplesmente como um cavaleiro". Esta regra integra, sob o título "humildade", o livro que é uma espécie de carta-testamento dirigida em 1483 por um tal Sir Thomas Lemuel Hawke - fictício antepassado, por isso, de Ethan - aos seus quatro filhos, na véspera de uma batalha onde prevê morrer.
São regras para a vida: como ser bom, justo, humilde, como viver o melhor que se pode na terra enquanto aqui se está. Como nos restantes pequenos 19 capítulos do livro, cada regra será encabeçada por um pássaro desenhado pela mulher do ator de 45 anos, Ryan Shawhughes.
Mas não só por ser a ilustradora é difícil falar do novo livro do ator de Boyhood, da trilogia Before (Sunrise, Sunset, Midnight), ou de Dead Poet Society (Clube dos Poetas Mortos) sem a sua mulher.
Recorde Ethan Hawke em Dead Poet Society e Boyhood:
[youtube:gQU3EphIpMY]
[youtube:wu-yKaX1ZDY]
Ryan entrou na vida de Ethan enquanto ama dos dois filhos que este tem com a atriz Uma Thurman, de quem se acabaria por divorciar do ator em 2005. Os seus filhos passaram daí em diante a ter duas casas - tal como no papel que interpreta em Boyhood, filme em que Richard Linklater filmou todos os seus atores ao longo de 12 anos. Ethan casou com Ryan em 2008, de quem tem hoje dois filhos. Aliás, como Sir Thomas Lemuel Hawke, o ator tem hoje três rapazes e uma rapariga.
Quando os filhos têm duas casas
E terão sido as duas casas em que dois dos seus filhos passaram a viver que, como Hawke explicou ao Times, puseram a questão: "Quais são as regras desta casa?" Perceberia depois que regras são mais do que a hora de deitar e que afinal os miúdos "gostam [de regras], mesmo que elas sejam só algo contra o qual eles se revoltam".
"Depois começámos a falar sobre ética e moral, como se transmitem às crianças...", explicava o autor. De seguida, as regras passaram de imaginárias "proclamações do rei e da rainha" e de "regras para uma princesa" a Rules for a Knight. Ou seja, "cavalaria, honestidade, lealdade. Nós gostamos deste tipo de valores! Queríamos uma imagem positiva de alguém que faz a coisa certa". Quanto a essa, a coisa certa, vai da paciência à graça, do amor ("o objetivo final") à disciplina ou ao discurso. Dito de outro modo: "Mexericos e conversa tonta são inimigos da amizade. Tem cuidado também com o exagero." E já agora: "Uma senhora lembra-se de respirar enquanto fala."