Receita de torta de tangerina
Ingredientes para 8 pessoas:
8 ovos
300 gramas de açúcar
20 gramas de Farinha de Espelta
Sumo de 10 tangerias
Raspa de 10 tangerinas
80 gramas de manteiga de Vaca
10 gramas de Manteiga para untar forma
Açúcar demerara
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC, de seguida unte um tabuleiro e forre com papel vegetal. Unte o papel vegetal (se for siliconizado não vale apena untar)
Derreta as 80 gramas de Manteiga (pode utilizar o micro-ondas).
Numa taça misture o açúcar com a farinha, adicione os ovos a raspa de tangerina e o sumo, bata ligeiramente com a batedeira e de seguida adicione a manteiga derretida.
Coloque no tabuleiro e leve ao forno sensivelmente 20 minutos.
Retire do forno e vire a torta para um pano Com a dimensão suficiente para cobrir a base da torta, deixe arrefecer um pouco e enrole com cuidado, embrulhe em papel vegetal e leve ao frio 1 hora.
Retire do frio e corte a Torta em oito porções. Polvilhe com açúcar demerara e queime com o ferro do leite Creme,
Sirva com raspa de tangerina
A acompanhar
Para harmonizar com a torta de tangerina, o chef Alexandre Silva sugere um vinho generoso: um Carcavelos villa oeiras.
O chef
Depois de estudar cozinha, pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, Alexandre Silva foi chef-executivo do restaurante Bocca, em Lisboa. Ganhou visibilidade junto do público no programa Top Chef, da RTP, que venceu em 2012, e lhe garantiu uma temporada no restaurante El Celler de Can Rosa, em Espanha. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Alentejo, onde foi chef-executivo do Alentejo Marmóris Hotel & Spa. Em 2013, regressa a Lisboa com o desafio de chefiar o restaurante Bica do Sapato. Um ano mais tarde, decide criar a sua própria empresa. Abriu o espaço Alexandre Silva no Time Out Market e, em 2015, decidiu dar um passo importante: abrir o restaurante LOCO que oito meses depois conquista a primeira estrela Michelin - que conserva desde então. Mais recentemente abriu o Fogo, também em Lisboa.
filipe.gil@dn.pt