Receita de ovos turcos (ou o melhor pequeno-almoço de sempre)
Ingredientes para duas pessoas (para impressionar!)
4 ovos o mais frescos possível
(opcional : vinagre para escalfar)
2 fatias grandes de pão (pode ser velho - eu costumo usar focaccia antiga que congelei, pão Alentejano ou qualquer coisa que haja para aproveitar).
Ingredientes do Labneh de limão e alho
500 gramas de iogurte grego
Raspa de 1 limão
2 ou 3 dentes de alho
Sal q.b.
Ingredientes para a manteiga de Chilli:
100 gramas de manteiga
Pimentão doce fumado e chilli flakes / aleppo pepper ou piri piri.
Folhas de Coentros ou salsa e menta.
Sementes de sésamo branco tostadas.
Confeção do Labneh:
Deixar o iogurte a escorrer num pano sobre um peneiro e uma taça ou balde de um dia para o outro., no dia seguinte, temperar o sólido resultante com a raspa de limão , alho e sal. O líquido resultante pode ser usado para várias coisas . Explorem !
Confeção da manteiga:
Aquecer a manteiga lentamente com as especiarias a gosto, cuidado para não queimar !
Montagem:
Tostar o pão (com ou sem sal , azeite e pimenta - isto depende do pão que utilizarem)
Escalfar os ovos : o You tube é vosso amigo!
Colocar o pão no fundo do prato, seguido do Labneh, ovos , manteiga quentinha , sementes de sésamo e finalmente as ervas.
Usem a manteiga e o Labneh que sobrou para temperar massas , mergulhar batatas fritas , ou torrem mais pão e escalfem mais ovos e repitam a dose.
A acompanhar
Para acompanhar a sua receita de ovos turcos, a chef Ana Leão aconselha um espumante Alvarinho Soalheiro.
A chef
Ana Leão tem 32 anos e já trabalhou em muitos restaurantes, não só em Portugal mas em Espanha, como o Dos Palillos, em Barcelona, que tem uma estrela Michelin. Passou ainda pelo mítico El Buli, de Ferran Adriá, nas semanas antes de o restaurante fechar. O gosto pelas viagens e pela descoberta levou-a à Austrália. Nos últimos 10 anos tem feito a ponte entre os dois países, apenas interrompida por causa da pandemia. Por lá, explorou o país de uma ponta à outra numa pequena carrinha. Cozinhou, trabalhou em quintas, plantou árvores, desovou salmões. E desenvolveu o projeto Colher Torta. Em Portugal esteve no restaurante O Velho Eurico, em Lisboa, e no restaurante pop up Statera, em Vila Nova de Milfontes. Agora está de volta ao Porto, na cozinha da Musa de Virtudes, em conjunto com os chefs João Baião e Cristiano Barata.