Rebeldes atingidos por aviões da NATO: dois mortos

As forças rebeldes líbias foram hoje vítimas de um ataque de aviões da NATO, um segundo incidente de "fogo amigo" que fez dois mortos e mais de uma dezena de feridos, noticiou a agência norte-americana AP.
Publicado a
Atualizado a

O ataque, que ocorreu juntou à linha da frente em torno do porto petrolífero de Brega (leste da Líbia), é o segundo ataque acidental da NATO contra as forças que combatem o regime de Muammar Kadhafi em menos de uma semana.

Um comandante rebelde, Ayman Abdul-Karim, disse ter visto os ataques aéreos atingirem tanques e uma coluna de veículos rebeldes, entre os quais um autocarro que transportava rebeldes para Brega. Karim e outros rebeldes disseram que o ataque fez vários feridos, mas a agência indicou não haver um balanço exato de vítimas.

Um médico do hospital de Ajdabiya, Hakim al-Abeidi, disse que pelos menos duas pessoas morreram e 16 ficaram feridas, algumas com queimaduras graves.

Em Bruxelas, um responsável da Aliança Atlântica afirmou que a organização não dispõe ainda de informações e vai investigar o incidente.

A NATO assumiu na semana passada o comando da operação militar internacional iniciada na Líbia a 19 de Março.

No sábado, um ataque de aviões da NATO matou 13 rebeldes no leste da Líbia. Um porta-voz dos rebeldes considerou-o "um acidente infeliz" e reiterou o apoio à campanha aérea contra o exército de Kadhafi.

No acidente de hoje, o comandante rebelde citado pela AP manifestou-se irritado com ataque, afirmando que os tejadilhos das viaturas atingidas tinham marcas amarelas, como foi sugerido pela NATO para identificação das forças da oposição.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt