Rebeldes atacam oleoduto na região nigeriana do Delta do Níger

O ataque ao oleoduto veio dificultar ainda mais o transporte de crude, matéria-prima essencial ao equilíbrio das contas da Empresa de petróleo africana
Publicado a
Atualizado a

Um grupo de rebeldes atacou um oleoduto da Empresa Nacional de Petróleo da Nigéria na região do Delta do Níger, adensando a crise económica em que o segundo maior produtor africano está atolado depois da descida dos preços.

De acordo com a agência espanhola Efe, rebeldes do Movimento pela Justiça Verde no Delta do Níger atacaram o oleoduto entre Afiesere e Iwhrenene, dificultando ainda mais o transporte de crude, uma matéria-prima essencial para o equilíbrio das contas do gigante económico africano.

O Movimento, que não aceita o cessar-fogo acordado por outros movimentos oposicionistas, sabotou de madrugada o transporte de petróleo, contribuindo para a redução de quase 30% da produção de petróleo no país.

A Nigéria utiliza as receitas do petróleo para obter divisas estrangeiras e financiar os produtos de primeira necessidade.

No final de agosto, o Governo confirmou que o país havia entrado em recessão depois de dois trimestres consecutivos de queda da riqueza do país.

O Fundo Monetário Internacional prevê que a Nigéria sofra uma contração do Produto Interno Bruto na ordem dos 1,8%, abrandando depois da queda no próximo ano para 1,1%.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt