Em terceiro lugar segue o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), a 9,2 segundos do piloto estónio, que apanhou dois grandes sustos neste dia mais longo do rali, sétima prova do Mundial da especialidade..O dia ficou marcado por dois sustos sofridos pelo comandante e pela jogada tática da Hyundai, que colocou o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) e o francês Sébastien Loeb (Hyundai i20) entre o francês Sébastien Ogier (Citroën C3) e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em pista.."O objetivo foi que os nossos pilotos ajudassem a limpar a areia dos troços para a passagem do Neuville e, ao mesmo tempo, não limpassem a estrada para os nossos adversários", explicou o italiano Andrea Adamo, diretor desportivo da equipa coreana à Agência Lusa..A jogada custou 4.50 minutos de penalização a cada um dos pilotos. "Fiz o que a equipa mandou. Teria preferido não o fazer mas foi o que me mandaram", destacou Loeb, enquanto Neuville lembrava que são todos "da mesma equipa" e que, por isso, "é normal" ajudarem-se "uns aos outros quando é necessário"..A jogada não caiu bem sobretudo à Citroën, pois Ogier foi o principal prejudicado, vendo-se ultrapassado pelo belga ao início da tarde..Contudo, em declarações à agência Lusa, Carlos Tavares, Diretor Executivo do grupo PSA, dono da Citroën, Peugeot e Opel, garantiu que não iria ser apresentado nenhum protesto.."Os observadores estão no terreno e cada um sabe qual a atitude a tomar", vincou..Alheio à polémica, Ott Tanak cedeu 12,1 segundos durante a manhã, quando um tubo do sistema de travagem do seu Yaris sofreu um corte, obrigando o estónio a parar num troço de ligação para o reparar..Apesar disso, os Toyota dominaram, com Kris Meeke a vencer em Vieira do Minho 1 e Latvala em Cabeceiras de Basto 1 e Amarante 1..A tarde começou com a resposta do estónio, que foi o mais rápido na segunda passagem por Vieira do Minho, recuperando 14,8 segundos a Latvala, que danificou a suspensão dianteira esquerda do seu Yaris numa aterragem mais brusca após um salto..O problema intensificou-se na segunda passagem por Cabeceiras de Basto, o troço com o piso mais degradado, levando a equipa a optar por retirá-lo da prova e evitar mais estragos. Latvala, contudo, regressa este domingo, no sistema de super-rally..Na derradeira especial do dia, a mais longa da prova, em Amarante, foi a vez de Tanak partir o amortecedor dianteiro direito, perdendo 12,8 segundos para Neuville..Assim, quatro pilotos chegam aos derradeiros 51,77 quilómetros separados por apenas 21 segundos..Neuville garante estar "na luta pela vitória", enquanto Ogier contenta-se com o quarto lugar.."Nesta fase, até prefiro nem pontuar mais, para não ser o líder do campeonato e ter de abrir a estrada na próxima prova, na Sardenha", explicou..Armindo Araújo, que de manhã venceu garantiu o primeiro triunfo do ano no Campeonato de Portugal de Ralis, continuou como o melhor português, no 18.º lugar, a 15 minutos de Tanak..Este domingo disputa-se o último dia do Rali de Portugal, com cinco especiais cronometradas, em Montim, por duas vezes, Fafe, também em dose dupla, e Luílhas, num total de 51,77 quilómetros.