Quermesse de solidariedade para ajudar Valparaíso
Na quarta-feira, dia 30 de abril, entre as 18.30 e as 22.00, as portas da Casa da América Latina (Avenida 24 de Julho, 118-B, em Lisboa) abrem-se para receber uma quermesse solidária. O objetivo é angariar dinheiro para ajudar a cidade chilena de Valparaíso, parcialmente destruída por um incêndio que começou no dia 12 de abril e só ficou extinto quatro dias depois.
Aquilo que começou como um incêndio florestal alastrou-se a dez das colinas de Valparaíso, cujo centro histórico é Património da Humanidade da UNESCO. As ruas estreitas e íngremes dificultaram o combate ao incêndio e, no total, mais de 3300 casas ficaram destruídas. Isso significa que mais de 12 500 pessoas ficaram desalojadas. No fogo morreram ainda 15 pessoas e pelo menos 500 ficaram feridas.
"Sou chilena, moro há 10 anos em Portugal, mas Valparaíso é uma cidade que está no coração de qualquer chileno. Eu não podia ficar sem fazer nada a ver aquela devastação", contou ao DN Pepa Gómez, que trabalha na Secção Consular da Embaixada do Chile em Lisboa e é uma das organizadoras do evento.
Quem passar pela Casa da América Latina poderá comprar empanadas chilenas, mas também beber vinho português e comer pastéis de nata. Tudo doado pelas empresas para ajudar a cidade. Haverá ainda rifas e leilões de quadros e fotografias referentes ao Chile.
"A ideia é passar um tempo agradável, 'em família', com todos os que gostam do Chile e, assim, ajudar a nossa nobre causa", indicaram as organizadoras. Serão também aceites doações em dinheiro. O montante angariado será depositado numa conta no Banco Estado, do Ministério do Interior chileno, que está a organizar a resposta à catástrofe.