Quer saber a taxa de álcool no sangue? Use a alcooladora

Site fornece estimativa, de acordo com o peso, o género, o tipo de bebida
Publicado a
Atualizado a

Um homem, de 75 quilos, que beba dois copos de vinho (125 ml) com um volume alcoólico de 13% à refeição, terá uma taxa de álcool no sangue de 0.4 g/l. No entanto, fora da refeição o valor sobe para 0.44 g/l. A estimativa é dada pela alcooladora, a nova ferramenta online que quer ajudar ao consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Criada pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), está disponível no site bebacomcabeca.pt e permite estimar a taxa de álcool no sangue, de acordo com o contexto da refeição, tempo de consumo, peso e tipo de bebida, bem como as calorias ingeridas.
"O objetivo é providenciar informação credível e consistente sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Informação em tempo útil, de forma a que as pessoas possam fazer opções mais claras e consistentes em favor de padrões de consumo mais responsáveis, moderados e inteligentes", explicou ao DN Rui Pedro Duarte, secretário-geral da ANEBE.
A nova ferramenta online destina-se a todos os adultos que consumam bebidas alcoólicas. Tem "propósitos de pedagogia preventiva e educativa" e "não substitui outras fontes mais rigorosas de informação, sobretudo porque a reação das pessoas difere consoante níveis de álcool no sangue". Rui Pedro Duarte destaca que se trata apenas de "uma estimativa", "não de informação científica". "Não é uma informação personalizada."
A alcooladora surge integrada no site bebacomcabeca.pt, que no ano passado recebeu mais de 80 mil visitas. Criado em 2008, fornece aos consumidores diversas informações, como o percurso do álcool no corpo ou sinais de risco. Além disso, explica Rui Pedro Duarte, disponibiliza um questionário, que permite fazer um "autorretrato do risco dos padrões de consumo". No final, o consumidor é convidado a obter mais informação no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e a realizar o teste AUDIT (da OMS).
O conceito central do site, explica o secretário-geral da ANEBE, são as UBP (unidades de bebida padrão). Estas dizem respeito a "uma métrica em gramas de álcool puro que permite informar os consumidores de que independentemente do tipo de bebida alcoólica que estejamos a consumir, o mais importante é saber que quantidade de álcool puro estamos a ingerir". Esta ferramenta integra o compromisso da indústria de bebidas espirituosas com as metas de saúde do Plano Nacional para Redução de Comportamentos Aditivos até 2020 no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt